A formação da chapa presidencial da direita em 2026 pode trazer uma surpresa. Integrantes do Centrão passaram a defender o nome de Ciro Gomes (PDT) como possível vice do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele dispute a Presidência da República.
Segundo avaliação de líderes ouvidos pelo blog de Andréia Sadi (G1), a presença de Ciro — que pode migrar para o PSDB — daria mais força à candidatura no Nordeste, região onde o ex-ministro mantém forte presença política.
Bolsonaro fora da equação
Ainda de acordo com a apuração, o chamado tarifaço afastou o clã Bolsonaro da composição da chapa presidencial. Apesar da pressão de uma ala mais radical para manter um integrante da família no centro da disputa, líderes do Centrão avaliam que o desgaste político de Jair Bolsonaro e as investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) complicam o cenário.
Diante disso, cresce o movimento por uma alternativa sem vínculo direto com o ex-presidente, priorizando um perfil capaz de ampliar o alcance eleitoral da direita e equilibrar forças regionais.
Redação