Placar está em 3 a 0 para referendar decisões de Alexandre de Moraes; julgamento virtual termina nesta quarta-feira (26)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (25), para manter as execuções das penas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros seis condenados pela trama golpista. O colegiado referenda, assim, as decisões do ministro Alexandre de Moraes, responsável pela ordem de prisão dos envolvidos.
Após assinar os mandados, Moraes convocou uma sessão virtual para que os demais ministros analisassem o caso. Até agora, o placar está em 3 votos a 0. Votaram a favor da manutenção das prisões os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, além do próprio Moraes.
Julgamento termina nesta quarta-feira
A votação será concluída nesta quarta-feira (26), às 19h, quando será conhecido o voto do ministro Cristiano Zanin, o único que ainda não se manifestou. Apenas quatro magistrados participam da análise, já que o ministro Luiz Fux deixou a Primeira Turma no mês passado, após votar pela absolvição de Bolsonaro, e passou a integrar a Segunda Turma.
Trânsito em julgado e início das penas
Mais cedo, Moraes reconheceu o trânsito em julgado do processo, encerrado após o prazo para apresentação de novos recursos, que terminou na segunda-feira (24). Ao rejeitar as últimas contestações, o ministro determinou o início imediato do cumprimento das penas estabelecidas.
No último dia 14, a Primeira Turma já havia decidido, por unanimidade, rejeitar o primeiro recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro e dos demais réus.
Com isso, o caso avança para uma nova etapa, consolidando um dos julgamentos mais relevantes do Supremo nos últimos anos.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil









