O ex-jogador de futebol Gilmar Luís de Santana, conhecido como Biribinha, morreu na madrugada desta sexta-feira (9), aos 71 anos, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. De acordo com a família, ele faleceu em casa, no bairro Rua Nova, em decorrência de complicações relacionadas à diabetes.
Natural de Recife (PE), Biribinha chegou a Feira de Santana ainda bebê e construiu no município toda a sua história no futebol. Ele é reconhecido como um dos maiores jogadores já revelados pela cidade, destacando-se pela habilidade, velocidade e facilidade no drible, atuando como ponta esquerda.
O apelido surgiu ainda na infância, pela semelhança física e pelo estilo de jogo parecido com o de Biriba, ex-jogador do Bahia nos anos 1960.
Ao longo da carreira, Biribinha passou pelas categorias de base de clubes tradicionais como Santos, Fluminense e Vasco, onde foi tricampeão carioca juvenil na década de 1970. Também teve experiências no futebol internacional, atuando em equipes dos Estados Unidos, México e Chile.
Nos últimos anos, o ex-atleta enfrentava problemas de saúde e havia passado por duas amputações nos membros inferiores. Sua morte gerou comoção entre familiares, amigos e amantes do futebol em Feira de Santana e em todo o estado.
Redação com informações do g1











