O ex-presidente Jair Bolsonaro e cinco integrantes da alta cúpula do seu governo — identificados como o “Núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado — enfrentam uma nova etapa judicial na tarde desta quarta-feira (26). Mesmo já estando em cumprimento de pena, o grupo passará por audiências de custódia realizadas por videoconferência.
O procedimento, de caráter obrigatório, visa verificar a legalidade das prisões e garantir que os direitos fundamentais dos detidos estão sendo respeitados. As sessões contarão com a presença de um juiz, representantes da defesa e do Ministério Público, e devem durar cerca de 30 minutos cada, ocorrendo diretamente dos locais onde os condenados estão detidos.
STF fecha cerco e confirma sentenças
A realização das audiências ocorre em um cenário de derrota jurídica definitiva para o grupo. Na última terça-feira (25), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, os recursos apresentados pelas defesas, mantendo todas as prisões.
Nota: Do grupo original envolvido na trama golpista, apenas o tenente-coronel Mauro Cid já cumpria pena anteriormente (desde outubro), por não ter recorrido de sua condenação.
O caso Ramagem: Fuga e Extradição
A única exceção na agenda desta quarta-feira é o deputado Alexandre Ramagem. O ex-diretor da Abin não participará da audiência pois encontra-se foragido nos Estados Unidos. Diante da confirmação da fuga, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal inicie imediatamente os trâmites para solicitar sua extradição às autoridades americanas.
Cronograma das Audiências
As sessões estão programadas para ocorrer entre 13h e 15h30. Com exceção de Braga Netto, que está no Rio de Janeiro, todos os outros serão ouvidos em Brasília. Confira a agenda detalhada:
13h00 — Almir Garnier: Detido na Estação Rádio da Marinha (Brasília).
13h30 — Anderson Torres: Detido no Complexo Penitenciário da Papuda (Brasília).
14h00 — Augusto Heleno: Detido no Comando Militar do Planalto (Brasília).
14h30 — Jair Bolsonaro: Detido na Superintendência Regional da Polícia Federal (Brasília).
15h00 — Paulo Sérgio Nogueira: Detido no Comando Militar do Planalto (Brasília).
15h30 — Walter Braga Netto: Detido na 1ª Divisão do Exército, Vila Militar (Rio de Janeiro).
Redação











