Um homem identificado como Marcos Evandro Santana da Costa morreu na madrugada desta sexta-feira (3) após dar entrada na UPA da Queimadinha, em Feira de Santana, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
Causa da morte será confirmada em até sete dias
Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial. O resultado deve confirmar ou descartar a causa do óbito em até sete dias, segundo a Sesab.
Estado e município atuam em conjunto na investigação
A investigação está sendo conduzida por equipes de vigilância do estado e do município, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). O objetivo é reforçar o monitoramento e apurar as circunstâncias do caso, que pode estar relacionado à ingestão de bebida adulterada.
Sesab já havia emitido alerta às unidades de saúde
Em nota a Sesab informou que já havia orientado unidades públicas e privadas a ficarem atentas a sinais clínicos compatíveis com intoxicação por metanol, solicitando notificação imediata para garantir resposta rápida e medidas adequadas.
Casos semelhantes em outros estados
As secretarias estaduais e municipais seguem em contato com o Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias nacionais, devido ao aumento de notificações semelhantes em outros estados.
“O Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira de Santana seguem vigilantes”, reforçou a nota oficial.
Redação