Sessão solene destacou valores da Maçonaria e homenageou representantes locais pelo compromisso com fraternidade, cidadania e democracia
A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite desta quarta-feira (20), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, marcada pela participação expressiva de membros de Lojas Maçônicas Regulares do município. O evento foi proposto e presidido pelo vereador Silvio Dias (PT), também maçom, com a presença dos vereadores José Carneiro Rocha e Josivaldo Santana (União Brasil).
A solenidade reuniu representantes da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), do Grande Oriente da Bahia (GOB-BA) e do Grande Oriente do Brasil (GOB), além de maçons de diferentes Lojas da cidade, que reforçaram o legado histórico da instituição na defesa da liberdade, igualdade e fraternidade.
A Maçonaria como missão social
Em palestra especial, o Mestre da Loja Luz da Princesa, Gilson José dos Santos Silva, destacou o caráter emancipador da Maçonaria na luta pela democracia e pela liberdade de expressão. Ele ressaltou que a fraternidade é a essência da instituição e relembrou a Carta de Bolonha (1248), considerado o documento mais antigo da Ordem, que estabelece direitos e deveres em prol de uma sociedade mais justa.
O Sereníssimo Oscimar Alves Torres, do Grande Oriente do Brasil, reforçou a necessidade de reflexão e diálogo sobre temas estratégicos para o país, como saúde, educação, política e economia. “A Maçonaria forma homens melhores, comprometidos com a transformação da sociedade”, afirmou.
Já o Tenente-Coronel Michel Guimarães Muller, comandante da CPRL e também maçom, destacou que os dogmas da instituição devem se materializar em ações concretas. “Somos agentes desse processo de transformação, pois a palavra deve ser pregada não só com a boca, mas também com as mãos”, declarou.
Liberdade, igualdade e fraternidade
Para o vereador Silvio Dias, a comemoração reforça a contribuição silenciosa, mas decisiva, da Maçonaria em Feira de Santana. “Celebrar o Dia do Maçom nesta Casa é reconhecer a contribuição histórica do segmento maçônico à nossa cidade, seja na educação, na filantropia, na solidariedade ou no fortalecimento da democracia”, afirmou.
Dias também destacou que os ideais da Maçonaria transcendem fronteiras e culturas, sendo universais e atemporais. “A instituição atravessou gerações e permanece orientada pelos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, que guiam a vida de cada maçom em sua dedicação ao próximo”, completou.
Homenagens a maçons feirenses
Durante a sessão, receberam homenagens os maçons:
- Gilson José dos Santos Silva e Ademilson José de Santana (Loja Luz da Princesa);
- Gilberto Ferreira de Almeida Júnior (Loja Templo de York);
- Marcos Antônio Pedreira Araújo (Loja Estrela da Paz);
- Hélio Ferreira de Jesus (Loja Segredo, Força e Aliança);
- e o próprio vereador Silvio Dias, homenageado pelas Lojas Regulares de Feira de Santana, representadas por Elizeu Jesus de Souza.
A Mesa de Honra contou ainda com Edson Missias Santos Borges (GLEB), Airton Cerqueira Silva Neto (GOB-BA), Oscimar Alves Torres (GOB), além do palestrante da noite e do comandante da CPRL.
Fonte: Redação com informações da Ascom