Obra vai acrescentar 4,6 km à via, que passará a ter 7,7 km de extensão e ligação direta com a Estrada da Matinha
A Prefeitura de Feira de Santana oficializou o prolongamento da Avenida Francisco Fraga Maia, que ganhará 4,6 quilômetros de extensão a partir da Rua Rubens Francisco Dias até a Estrada da Matinha. Com a futura obra, a via passará a ter 7,7 km de comprimento, tornando-se uma das mais longas da cidade.
O decreto que autoriza a ampliação foi publicado nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial do Município. Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Brito, a próxima etapa será a elaboração do projeto executivo, que definirá custos, início e prazo de execução da obra. O prolongamento integra o Projeto Feira 200 anos, voltado ao desenvolvimento urbano, cultura e cidadania.
Novo corredor viário
A avenida, que terá 36 metros de largura, pista dupla, arborização e ciclovia, vai melhorar a mobilidade urbana da região leste e criar uma nova opção de acesso à BR-116 Norte. A obra também deve reduzir o tempo de deslocamento até o distrito da Matinha e diversos povoados próximos.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a relevância estratégica da obra:
“Será mais uma intervenção extremamente importante não apenas para aquela região, mas para todo o município. Com a chegada do CIS Norte, toda a área se tornará peça-chave no conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento.”
Expansão da zona leste
Nos últimos 20 anos, a região leste de Feira de Santana tem recebido importantes investimentos em infraestrutura viária, como a própria Avenida Fraga Maia, a Ayrton Senna, além da requalificação da Rua Rubens Francisco Dias e a pavimentação de praticamente todas as ruas do entorno.
Com o prolongamento, a Fraga Maia se consolida como um dos principais corredores de ligação urbana da cidade.
Fonte: Redação com informações da Secom