Anúncio

Programa Municipal é referência em atendimentos para pacientes com anemia falciforme

Feira de Santana é um dos poucos municípios na Bahia que disponibiliza gratuitamente o exame Doppler Transcraniano para pessoas com anemia falciforme

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se destaca pelo atendimento multidisciplinar oferecido a 653 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme. A unidade é reconhecida por fornecer uma ampla diversidade de serviços especializados, incluindo consultas com clínico geral, hematologista, neurologista, nefrologista, ortopedista e exames de ultrassom.

Feira de Santana é um dos poucos municípios na Bahia que disponibiliza gratuitamente o exame Doppler Transcraniano para pessoas com anemia falciforme. Este exame é crucial para a prevenção de complicações neurológicas graves e, por isso, a unidade se tornou uma referência na região Norte e Nordeste do estado. Além dos atendimentos médicos especializados, o programa oferece acompanhamento multiprofissional, com serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia e atendimentos psicológicos

“Nosso objetivo é sempre proporcionar a melhor assistência à saúde dos pacientes. Eles são acolhidos e participam ativamente do processo de reabilitação com nossa equipe multidisciplinar, que trabalha para melhorar a qualidade de vida deles, com foco especial na alimentação e na prática de exercícios físicos”, destacou Luciana Lima, coordenadora da unidade.

O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme realiza, em média, 900 atendimentos mensais. Os encaminhamentos podem ser feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Para ser cadastrado, é necessário que o paciente apresente o exame eletroforese de hemoglobina ou o teste do pezinho.

Os atendimentos do Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme são realizados de segunda a sexta-feira. A unidade está localizada na Rua Estados Unidos, nº 51, no Centro.

Fonte: Secom Feira de Santana

Próxima postagem