Anúncio

Polícia utiliza aplicativo para investigações em tempo real na Micareta

A ferramenta, que está sendo utilizada este ano na Micareta de Feira de Santana, orienta as equipes policiais em campo

A Polícia Civil da Bahia, de forma inédita no Brasil, está utilizando em operações especiais e grandes eventos o aplicativo CAD, e o aplicativo Agente de Campo, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp).

A ferramenta, que será utilizada este ano na Micareta de Feira de Santana, vai orientar as equipes policiais em campo. Quando estiverem infiltrados ou ostensivos nos circuitos receberão, em tempo real, a geolocalização das ocorrências, com a natureza e especificação dos criminosos. A partir disso, eles vão poder diligenciar diretamente no ponto onde o fato está acontecendo. 

O delegado Artur Guimarães, Coordenador de Operações de Polícia Judiciária, explica como vai funcionar o aplicativo. “O cidadão registra a ocorrência nos postos policiais e uma equipe de analistas faz a triagem da denúncia, enviado diretamente para os celulares dos policiais que estão em campo”. 

As informações são gerenciadas pelas equipes de mensageiristas, responsáveis por compilar esses dados e lançar no aplicativo para que o policial infiltrado possa atuar de forma precisa. “Isso gera um aproveitamento de 100% sobre os dados que o cidadão fornece à polícia, permitindo as equipes em campo agirem de forma precisa e pontual, sem alterar a rotina da festa”, ressaltou Artur Guimarães.

O Agente de Campo também vai possibilitar a identificação e movimentação de suspeitos de furtos e roubos de celulares. “Os observadores passam informações em tempo real de onde os grupos estão se reunindo, escondendo os aparelhos e quem são os autores, facilitando recuperação do telefone e a localização do criminoso”, explicou o delegado.

Fonte: Ascom-PC

Próxima postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por categoria

Navegue por Tags