A perícia realizada pela Polícia Federal no pen drive apreendido no banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, concluiu que o dispositivo não possui informações relevantes para o inquérito que investiga supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo jornalista César Tralli, da TV Globo e GloboNews.
O material foi encontrado durante uma operação da PF autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação apura se Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atuaram para pressionar instituições brasileiras e buscar apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de influenciar decisões do Judiciário brasileiro.
Questionado pela imprensa, Bolsonaro afirmou que não tinha conhecimento da existência do pen drive e ironizou: “não tenho nem laptop em casa para mexer com pen drive”.
Segundo apurado, o laudo pericial foi produzido pelo Instituto Nacional de Criminalística e, mesmo sob sigilo, já foi enviado ao responsável pelo caso.
Além do pen drive, a operação também apreendeu US$ 14 mil e R$ 8 mil em dinheiro vivo, além de uma cópia impressa de um processo judicial protocolado nos Estados Unidos pela plataforma de vídeos Rumble. O documento contesta decisões do ministro Alexandre de Moraes e alega censura.