A primeira noite da Micareta de Feira de Santana 2025 — a maior festa fora de época da Bahia — terminou com nove pessoas presas, entre a noite de quinta-feira (1º) e a madrugada desta sexta (2). Seis dos detidos eram foragidos da Justiça, identificados por meio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Sistema de reconhecimento facial auxilia prisões
Entre os crimes pelos quais os foragidos eram procurados, estão:
- Tráfico de drogas
- Furto
- Porte ilegal de arma de fogo
- Dívida de pensão alimentícia
Dois dos capturados tinham mandados de prisão ativos em outros estados: Aracaju (SE) e Itajaí (SC). Eles foram identificados ao tentar acessar a festa por pontos monitorados com câmeras inteligentes.
🎥 Cerca de 400 câmeras fazem o monitoramento dos acessos e de todo o circuito da folia.
“Empregamos na Micareta o mesmo aparato tecnológico do Carnaval de Salvador. Seguiremos atentos para proteger os baianos e turistas”, destacou a SSP-BA.
Prisões em flagrante por furto também foram registradas
Além dos casos identificados com tecnologia, a Polícia Civil prendeu dois homens em flagrante por furtos ocorridos durante a festa.
- Um dos casos envolveu o furto de uma farmácia. Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) abordaram um homem carregando diversos produtos de forma suspeita. Ele demonstrou nervosismo e, após confirmação da equipe de segurança da farmácia, foi preso e encaminhado à Central de Flagrantes (Cenflag).
- No segundo caso, a Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc) prendeu um homem que furtou uma carteira e um celular no circuito. As vítimas denunciaram o crime e os objetos foram recuperados e devolvidos.
Primeira noite da Micareta registra redução de crimes e nenhum caso grave
Segundo balanço apresentado pela SSP-BA na manhã desta sexta (2), não houve registros de homicídios, tentativas de homicídio ou lesões corporais graves na primeira noite da festa.
Comparado ao mesmo período de 2024:
- Roubos: redução de 100%
- Furtos: redução de 83%
Cerca de 350 mil pessoas passaram pelo circuito, segundo o monitoramento por câmeras.
Redação com informações do g1/Bahia