Processo será realizado exclusivamente pela internet; renovação atrasada também poderá ser regularizada no período
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou que o período de matrícula para o ano letivo de 2026 acontece entre 12 e 20 de janeiro. O prazo vale tanto para novos estudantes quanto para aqueles que perderam a renovação e precisam regularizar a situação.
Para efetivar a renovação atrasada, o estudante — ou o responsável, no caso de menores de 16 anos — deve comparecer à secretaria da unidade escolar e assinar a lista de renovação. Durante o procedimento, será necessário atualizar informações pessoais, como endereço, contatos e documentos pendentes.
Matrícula 100% online
Assim como nos últimos anos, a inscrição será feita exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Governo (ba.gov.br). O acesso pode ser realizado via celular, computador ou tablet.
Para agilizar o processo, a SEC orienta que estudantes e responsáveis façam o cadastro prévio na plataforma do Governo do Estado. No registro, serão solicitados CPF, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail e gênero. A confirmação é enviada automaticamente para o e-mail informado.
Calendário específico será divulgado
A Portaria de Matrícula, com as datas detalhadas para cada grupo de estudantes, será publicada nos próximos dias pela Secretaria da Educação. O documento definirá, por exemplo, quando deverão se matricular alunos da rede estadual, municipal, privada ou oriundos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com a abertura do calendário, a rede estadual se prepara para mais um ano letivo, reforçando a digitalização dos serviços e garantindo maior comodidade às famílias baianas.
Fonte: Ascom/SEC










