A campanha busca conscientizar profissionais de saúde, gestores, autoridades políticas e pacientes sobre a importância da prevenção
O câncer de intestino representa uma das principais causas de morte por câncer no Brasil, afetando anualmente milhares de famílias. Embora seja prevenível por meio de métodos diagnósticos acessíveis, como o teste de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia, a doença permanece como grande desafio para o sistema de saúde brasileiro. Em resposta a essa realidade, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) se uniram novamente em torno da campanha nacional Março Azul, que em 2024 leva como lema: “Médico e paciente: uma parceria que salva vidas! Juntos na prevenção do câncer de intestino.”
“A campanha busca conscientizar profissionais de saúde, gestores, autoridades políticas e pacientes sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de intestino, visando diminuir sua incidência no país. A iniciativa enfatiza a colaboração entre o sistema de saúde e as entidades de especialidades médicas, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar da população brasileira”, destaca Victor Galvão, médico endoscopista avançado e presidente da SOBED/Bahia.
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, espera-se que ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, potencialmente afetando mais de 136 mil brasileiros. Os dados alarmantes ressaltam a urgência de ações preventivas e de conscientização.
De acordo com informações da organização Março Azul, a mensagem principal da campanha é mostrar a importância da prevenção do câncer de intestino. Ainda segundo eles, está provado cientificamente que a remoção de pólipos adenomatosos realizada durante a colonoscopia previne e evita o surgimento do câncer de intestino.
“Então, mais que o diagnóstico precoce, que também é importante e salva vidas, precisamos conscientizar a população sobre a prevenção. A alta incidência do câncer de intestino segue nos desafiando a conscientizar e proteger a população de uma doença que pode ser prevenida e combatida com exames simples. Essa é uma ação que foca na proteção à saúde e à vida do brasileiro”, afirmou Victor Galvão, ressaltando a importância de estar atento aos sintomas da doença e buscar avaliação médica para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Para ampliar o alcance e a visibilidade da campanha, monumentos em vários estados brasileiros serão iluminados de azul durante o mês de março, simbolizando a luta contra o câncer de intestino e incentivando a população a adotar medidas preventivas. O slogan da campanha deste ano busca transmitir uma mensagem clara sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, sublinhando a relação de confiança entre médico e paciente como fundamental para a detecção eficaz da doença.
Fonte: Assessoria de Imprensa