Seleções contemplam setores estratégicos como Meio Ambiente, Obras Públicas, Fisco, Regulação e Procuradoria; editais devem ser lançados até janeiro de 2026
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), a autorização para a realização de oito novos concursos públicos na administração estadual. As seleções irão ofertar 890 vagas distribuídas em 16 diferentes carreiras, abrangendo áreas estratégicas como Meio Ambiente, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Procuradoria e Gestão Governamental.
O anúncio foi feito durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Servidor Público, realizada em Salvador. Segundo o governador, os novos certames fazem parte de um conjunto de ações voltadas à valorização do funcionalismo e à renovação dos quadros efetivos do Estado.
“Eu prometi que, no Dia do Servidor Público, nós anunciaríamos um conjunto de concursos. São seleções para áreas estratégicas, como o Meio Ambiente e setores jurídicos e técnicos. E, na próxima semana, no máximo, anunciaremos outro pacote voltado à segurança pública”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Contratações a partir de 2027
De acordo com o governo, as contratações estão previstas para ocorrer a partir de janeiro de 2027, com foco na recomposição de carreiras típicas de Estado, como Auditor Fiscal e Procurador, que não podem ser ocupadas por servidores temporários ou terceirizados. A iniciativa também atende a demandas de órgãos que há anos não realizam concursos para repor seus quadros.
Distribuição das vagas
A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) contará com 200 vagas, sendo 100 para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos. Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE) abrirá 135 vagas, distribuídas entre Procurador (20), Assistente (50) e Analista de Procuradoria (65).
Na área ambiental, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) terão 110 oportunidades para técnicos e especialistas. Outros 120 postos serão destinados aos cargos de Especialista e Técnico em Obras Públicas, com atuação nas secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) abrirá 200 vagas, sendo 160 para Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Também estão previstas 40 vagas para Especialista e Técnico em Regulação, 50 para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e 35 para Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, com lotação nas secretarias da Administração (Saeb) e Planejamento (Seplan), além da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado (Agersa).
Editais e cronograma
Segundo o secretário da Saeb, Rodrigo Pimentel, o edital será lançado até janeiro de 2026, e as provas devem ser aplicadas ainda no primeiro semestre do ano.
“Nossa meta é nomear os aprovados até o dia 2 de julho. São áreas estratégicas que vão qualificar os serviços e fortalecer a gestão pública baiana”, afirmou o secretário.
Os novos concursos reforçam o compromisso do governo estadual com a valorização do servidor e o fortalecimento institucional, garantindo a presença de profissionais qualificados em funções essenciais para o funcionamento da máquina pública.
Fonte: Ascom/Saeb — com informações da repórter Milena Fahel.










