A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho, em Salvador, emitiu nesta terça-feira (20) um comunicado oficial para esclarecer que não realiza batismos de bonecas reborn — réplicas hiper-realistas de bebês que têm se tornado populares entre colecionadores e entusiastas.
A nota, publicada nas redes sociais da paróquia, reforça que os sacramentos da Igreja Católica são voltados exclusivamente para seres humanos e devem ser tratados com reverência.
“Os sacramentos da Igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo respeito. O batismo, em especial, é um rito solene destinado a pessoas reais, marcando o início da vida cristã. Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas reborn ou objetos semelhantes. A nossa fé está centrada na vida e dignidade humanas”, diz o comunicado.
Esclarecimento responde a possíveis solicitações
Apesar de não citar casos específicos, a publicação sugere que o esclarecimento foi motivado por questionamentos ou pedidos feitos à paróquia. A repercussão do tema nas redes sociais também pode ter influenciado a decisão da igreja em se posicionar publicamente.
A Igreja do Rosário dos Pretos, além de seu valor histórico e cultural, é uma das mais tradicionais da capital baiana e segue as diretrizes da doutrina católica, que reconhece o batismo como o primeiro e mais importante sacramento para a iniciação na vida cristã.
Redação