O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, está internado desde 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por causa de uma infecção bacteriana que evoluiu para sepse.
Segundo o cardiologista Elisiário Júnior, que falou sobre o caso no podcast ielcast, Faustão está entubado na UTI, utilizando ventilação mecânica e recebendo medicações para manter a pressão arterial estável.
“Ele deve estar com muitas bactérias resistentes, daí o tempo prolongado de internação. Infelizmente, as chances do Faustão são mínimas”, afirmou o médico.
Cirurgias recentes
Nos últimos dias, o apresentador passou por duas cirurgias de alta complexidade em sequência:
- Quarta-feira (6): transplante de fígado;
- Quinta-feira (7): retransplante renal, planejado há cerca de um ano.
Os dois órgãos foram doados por um mesmo familiar, o que dispensou a inclusão de Faustão na fila de espera.
Esses procedimentos se somam a outros dois realizados recentemente:
- Transplante cardíaco – agosto de 2023;
- Transplante de rim – fevereiro de 2024 (com rejeição e necessidade de hemodiálise).
Em dois anos, Faustão passou por quatro transplantes: coração, dois rins e fígado.
Quadro clínico
Para o médico, o caso configura uma falência múltipla de órgãos e foi classificado como 9,5 em uma escala de gravidade de 0 a 10.
“A possibilidade de morte do Faustão nas próximas semanas, nos próximos dias, é grande. Ele é um paciente imunodeprimido e nem sempre o antibiótico consegue conter a infecção”, disse Elisiário.
O boletim médico mais recente, assinado pelo cardiologista Fernando Bacal, informa que o tratamento segue voltado ao controle da infecção e à reabilitação clínica e nutricional do apresentador.
Redação com informações do BNews