• Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
segunda-feira, 15 dezembro, 2025
  • Login
Renato Ribeiro
Advertisement
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Anúncio
Início Brasil Brasil

É dengue, gripe ou covid? Saiba como diferenciar cada infecção

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
25 de fevereiro de 2024
Em Brasil, Saúde
0
Casos de síndrome respiratória aguda em crianças estão em queda, diz Fiocruz

Foto: José Cruz/Agência Brasil

0
Ações
2
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Segundo especialistas, as três doenças são causadas por vírus, mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem

O Brasil ultrapassou 762 mil casos de dengue neste ano. Também foram registradas 150 mortes pela doença — e 523 mortes estão em investigação, segundo dados do Ministério da Saúde. Em meio à epidemia de dengue que avança no país, o número de casos de Covid-19 também cresce. Somente na última semana foram notificados 45.177 novos casos da infecção.

Você pode gostar também

Mutirão Nacional do SUS prevê 61,6 mil procedimentos neste fim de semana, incluindo 11,5 mil cirurgias

Natal Encantado 2025 leva magia e diversão para as crianças em Feira de Santana

Hospital da Mulher passa a aplicar vacina contra bronquiolite em gestantes em Feira de Santana

Tanto a dengue, como a Covid-19 e a gripe são doenças são causadas por vírus. Mas, ao contrário da Covid e da gripe, a dengue precisa do vetor — o mosquito Aedes aegypti — para que a transmissão da doença ocorra. Os sintomas das infecções são praticamente os mesmos, mas a evolução de cada uma é diferente, como explica o médico infectologista Fernando Chagas.

“Os sintomas nos direcionam muito para o diagnóstico. Por exemplo, num cenário onde a dengue está circulando, pessoas com febre que apresentem dor no corpo, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor articular até que se prove o contrário — a gente considera de fato que seja dengue. A dengue não costuma pegar o sistema respiratório, então você não vai ver uma pessoa com dengue, com coriza, com dor de garganta, com tosse e acometimento pulmonar. Pode acontecer, mas é uma situação extremamente rara”, explica.

Conforme o infectologista, é mais difícil diferenciar a gripe da Covid-19. “A gripe e a Covid elas se confundem muito nos seus sinais e sintomas. Então, sempre que você tiver sinais e sintomas gripais: coriza, febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, é importante avaliar com o médico a possibilidade dessas duas doenças. Então a gente considera também o contexto desse  vírus que está circulando”, diz.

No entanto, o especialista destaca que é importante realizar exames para confirmar o diagnóstico. 

“Nos três primeiros dias da dengue, até o quinto a gente pode fazer um exame chamado NS-1. É um teste rápido que tem em vários serviços de saúde. Positivando a probabilidade de ser dengue já é fechado. No caso das doenças respiratórias, a gripe e a Covid-19, o diagnóstico é até mais fácil do que a dengue. Porque todos eles existem testes bem mais rápidos. Por exemplo, a Covid faz aquele teste com cotonete no nariz e sai imediatamente o diagnóstico. No caso da gripe, também tem esse teste”, ressalta.

Como se prevenir contra a gripe e Covid-19?

Tanto a gripe como a Covi-19 são transmitidas por via superior aérea e ocorre de uma pessoa doente para outra por gotículas de secreções respiratórias, como tosse e espirro. Além da vacinação, Chagas destaca as outras medidas de prevenção contra as infecções:

“Qualquer pessoa com sintoma tem que usar máscara para não passar para que não tem sintoma, para quem não está com o vírus. E também a higienização das mãos. A higienização das mãos é fundamental porque muitas vezes a transmissão vem das mãos da gente mesmo. A gente tocou no ambiente contaminado, em secreção de alguém que estava com a doença e no ato de coçar os olhos, passar o dedo no nariz e na boca, a gente joga o vírus para dentro do corpo”, explica.

Como se prevenir contra a dengue?

A principal forma de prevenção contra a dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti. O infectologista destaca que quase 80% dos casos de dengue são provocados por mosquitos no próprio ambiente domiciliar.

“A gente precisa lembrar que os mosquitos têm um período de desenvolvimento de média 7 a 10 dias. Então, se você limpa a sua casa e o terreno ao redor da sua casa uma vez por semana, você diminui muito as chances do desenvolvimento do mosquito. Lembra também dos ralos. É importante que eles fiquem tampados. Uma grande estratégia é o uso de repelentes, especialmente repelentes que possuem uma substância chamada icaridina. Não precisa passar o dia todo de repelente, basta utilizar no finalzinho da tarde porque é o período onde o mosquito sai para tomar o sangue”, diz.

Chagas ainda destaca que a vacinação é outra importante estratégia de prevenção contra a dengue. 

“A vacina que está sendo aplicada nos adolescentes de 10 a 14 anos em todo o país é uma excelente estratégia. Não é nem intramuscular, então a pessoa não pode nem dizer que tem medo por conta da dor. É uma vacina intradérmica, parece aquela picadinha da insulina. É uma vacina maravilhosa, tem uma proteção de mais de 95%. Pena que tem muito pouco, mas é importante que os adolescentes sejam vacinados, porque a gente já tira uma importante população muito acometida pela doença do alvo”, adverte.

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a dengue já iniciou em pelo menos 11 estados selecionados pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, a vacinação foi iniciada em diversos municípios do estado de São Paulo, além de Manaus (AM), João Pessoa (PB), Natal (RN) e no Rio de Janeiro (RJ).

A imunização também já havia começado no dia 9 de fevereiro no Distrito Federal e em Goiás, duas das unidades da federação com maiores índices de casos. Também as capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC) já começaram a vacinar.
Na última quinta-feira (22), as primeiras remessas das vacinas chegaram aos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Roraima.
 

Fonte: Brasil 61

Postagem anterior

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato na Avenida Paulista

Próxima postagem

Décima Caminhada do Perdão reúne milhares de fiéis em Feira de Santana

Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

RelacionadoPostagens

Cartão Nacional de Saúde passa a usar CPF como identificador único
Brasil

Mutirão Nacional do SUS prevê 61,6 mil procedimentos neste fim de semana, incluindo 11,5 mil cirurgias

Por Portal
13 de dezembro de 2025
Natal Encantado 2025 leva magia e diversão para as crianças em Feira de Santana
Brasil

Natal Encantado 2025 leva magia e diversão para as crianças em Feira de Santana

Por Renato Ribeiro
13 de dezembro de 2025
Hospital da Mulher passa a aplicar vacina contra bronquiolite em gestantes em Feira de Santana
Feira de Santana

Hospital da Mulher passa a aplicar vacina contra bronquiolite em gestantes em Feira de Santana

Por Renato Ribeiro
12 de dezembro de 2025
Bloqueio do cartão do Bolsa Família em bets está sendo implementado
Brasil

Bolsa Família e Auxílio Gás começam a ser pagos para beneficiários com NIS final 2

Por Renato Ribeiro
11 de dezembro de 2025
Trabalhadores que deixam mercado são pobres, jovens e de baixa qualificação
Brasil

Segunda-feira com Oportunidades: Casa do Trabalhador de Feira de Santana oferece mais de 300 vagas de emprego

Por Portal
8 de dezembro de 2025
Próxima postagem
Décima Caminhada do Perdão reúne milhares de fiéis em Feira de Santana

Décima Caminhada do Perdão reúne milhares de fiéis em Feira de Santana

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais matérias

Papai Noel dos Correios inicia entrega de presentes e leva alegria a crianças na Bahia

Papai Noel dos Correios inicia entrega de presentes e leva alegria a crianças na Bahia

15 de dezembro de 2025
Bloqueio do cartão do Bolsa Família em bets está sendo implementado

Bolsa Família e Auxílio Gás começam a ser pagos nesta segunda-feira (15)

15 de dezembro de 2025
Feira em Ação leva serviços gratuitos à comunidade da Matinha e reforça presença da Prefeitura nos distritos

Prefeito José Ronaldo cumpre agenda intensa com obras, reinaugurações e ações na saúde e educação

15 de dezembro de 2025
Confira as datas de vencimento do IPVA 2025 em junho na Bahia

IPVA 2026 pode ser pago antecipadamente com até 15% de desconto na Bahia

15 de dezembro de 2025
Vasco vence o Fluminense nos pênaltis e vai à final da Copa do Brasil

Vasco vence o Fluminense nos pênaltis e vai à final da Copa do Brasil

15 de dezembro de 2025

Navegue por categoria

Navegue por Tags

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan
Renato Ribeiro

Nós trazemos para você as principais notícias de Feira de Santana, Bahia, Brasil e do mundo. Confira nosso site!.

Saiba mais

Categorias

Navegue por Tag

#Auxílio Emergencial #Bahia #Brasil #Caixa #Caminhoneiros #Copa #Copa do Nordeste #coronavírus #Covid-19 #CPI da Covid #Crise #Diesel #Educação #Emprego #Enem #FeiradeSantana #Futebol #Greve #Justiça #Lula #Mega-Sena #Morte #Pandemia #Política #Saúde #Segurança #Senado #Tecnologia #Temer #Toque de Recolher #Trabalho #Vacinação #VacinaçãoCoronavírus #Violência #Vitória Economia Explore Bali Market Stories Pandemic Premium Stay Home United Stated Vaccine Work From Home Wuhan

Postagens Recentes

  • Papai Noel dos Correios inicia entrega de presentes e leva alegria a crianças na Bahia
  • Bolsa Família e Auxílio Gás começam a ser pagos nesta segunda-feira (15)
  • Prefeito José Ronaldo cumpre agenda intensa com obras, reinaugurações e ações na saúde e educação

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Feira de Santana
  • Bahia
    • Polícia
  • Brasil
    • Política
  • Esportes
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2023 - Por Alcance Marketing Digital Marketing.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In