Uma câmera de segurança de um posto de combustíveis registrou o momento que o cilindro de um carro com GNV (Gás Natural Veicular) explodiu e destruiu o carro na tarde desta quarta-feira (16), no estabelecimento na Avenida Radialista João Ramos, entre Fortaleza e Maracanaú.
Com o impacto da explosão, o cilindro foi parar em um terreno a cerca de 60 metros do posto, uma parede do estabelecimento foi danificada e um segundo carro também foi atingido pelo objeto. Apesar do susto, não houve feridos.
As imagens da câmera do posto mostra o proprietário do veículo aguardando do lado de fora enquanto o carro é abastecido por um frentista. Segundos depois, a explosão ocorre e destrói a parte traseira do veículo. O dono do carro corre assustado e o funcionário desliga o gás.
Horas após a explosão, os bombeiros foram ao terreno onde o cilindro de gás foi arremessado, porém, o objeto não estava mais no local. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social afirma que a Polícia Civil apura o furto do cilindro de gás veicular.
Segundo o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Inspeções e Vistorias Veiculares (SINAV), Marcos Neves, uma “sequência de erros” que ocasionou a explosão.
“Foi uma sequência de erros: o usuário instalou um cilindro irregular, não realizou a inspeção de segurança obrigatória e o posto de combustível não exigiu a apresentação do selo de inspeção expedido por uma das instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro”, afirma Neves.
Quem utiliza o GNV precisa, obrigatoriamente, realizar todos os anos uma inspeção de segurança no cilindro. No Ceará, essa inspeção pode ser feita em uma das quatro empresas credenciadas pelo Inmetro: Cipetran, Vivas, Mult ou Itafort.
Fonte G1/CE