Ex-presidente passou por procedimento no Hospital DF Star; exames apontaram quadro de pneumonia recente e necessidade de reposição de ferro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido, na manhã deste domingo (14), a um procedimento médico para a remoção de oito lesões cutâneas localizadas no tronco e no braço direito. A intervenção aconteceu no Hospital DF Star, em Brasília, onde também realizou exames laboratoriais e de imagem.
Bolsonaro, que está em prisão domiciliar desde 4 de agosto no bairro Jardim Botânico (DF), recebeu autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para se deslocar até a unidade hospitalar.
Segundo boletim médico, o procedimento foi realizado sob anestesia local e sedação e “transcorreu sem intercorrências”.
Diagnóstico de anemia e pneumonia recente
Os exames revelaram que o ex-presidente apresenta anemia por deficiência de ferro, sendo necessária reposição endovenosa do mineral. Também foi identificado um quadro de pneumonia recente por broncoaspiração, apontado em tomografia de tórax.
Após o atendimento, Bolsonaro deixou o hospital por volta das 14h, acompanhado do filho, o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), e retornou à residência sob escolta da polícia penal.
Próximos passos do tratamento
A equipe médica informou que o ex-presidente seguirá em acompanhamento para o controle da hipertensão arterial, do refluxo gastroesofágico e em medidas preventivas contra novas broncoaspirações.
Além disso, será emitido um laudo anatomopatológico a partir da análise microscópica das amostras de pele retiradas. O resultado deve indicar se será necessário tratamento complementar.
“Nos próximos dias, será disponibilizado o resultado anatomopatológico das lesões da pele para definição diagnóstica e avaliação de necessidade de complementação terapêutica”, informou o boletim.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil