Tradicional cortejo popular reúne milhares de pessoas no centro da cidade e celebra a cultura feirense
Neste domingo (06), o centro de Feira de Santana amanhece ao som das marchinhas e da alegria popular com a edição de 2025 do Bando Anunciador, evento organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs). A concentração teve início às 6h da manhã, em frente ao Cuca, reunindo foliões, grupos fantasiados, fanfarras e artistas de rua.
Neste ano, o percurso foi ampliado. O cortejo segue pela Rua Conselheiro Franco, passando pela Praça da Bandeira, Igreja dos Remédios e Praça Eduardo Fróes da Mota, e avança até o encontro entre as ruas Voluntários da Pátria e Santos Dumont. Em seguida, o Bando desce pela Santos Dumont, entra na Avenida Senhor dos Passos, dobra na Getúlio Vargas e finaliza em frente ao Mercado de Arte Popular, ponto oficial de dispersão.
O Bando Anunciador é uma das festas populares mais tradicionais da cidade. Com registros desde o século XIX, o evento foi interrompido em 1987 e retomado em 2007, após articulação do Cuca com diferentes entidades públicas e privadas. Em 2019, cerca de 25 mil pessoas participaram do cortejo. Após três anos de pausa devido à pandemia, o Bando voltou com força total: em 2023, atraiu 40 mil pessoas; em 2024, o público estimado chegou a 50 mil. Para 2025, a expectativa é manter esse patamar.
Fantasias irreverentes, criatividade popular, manifestações artísticas e a força das tradições locais dão o tom da festa, que hoje integra o calendário oficial de eventos de Feira de Santana por força da Lei nº 4.089/2022. Mais do que uma celebração cultural, o Bando movimenta a economia local, incentiva o turismo e reafirma a identidade da cidade.
“O Bando Anunciador é um evento importantíssimo para Feira. Valoriza nossa história, nossa cultura e tem um grande potencial de atrair visitantes e movimentar a economia local”, destaca Taís Dantas, diretora do Cuca.
A organização reforça que, para garantir o bem-estar dos participantes, a estrutura do evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes culturais e diversos serviços públicos de saúde e limpeza. A previsão é de mais um dia de celebração intensa da cultura feirense, com muita segurança, arte e participação popular.
Fonte: Redação com informações da Ascom UEFS