Tricolor baiano vê sequência positiva chegar ao fim; visitantes respiram na luta contra o rebaixamento
O Bahia viu chegar ao fim sua série de cinco triunfos consecutivos ao ser derrotado pelo Fortaleza por 3 a 2, na noite chuvosa desta quinta-feira (20), na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bareiro, Herrera e Deyverson marcaram para os visitantes, enquanto Willian José e Tiago descontaram para o Tricolor baiano.
Com o revés, o Esquadrão estaciona nos 53 pontos e deixa o G-5, caindo para a sétima posição, ultrapassado por Fluminense e Botafogo. Já o Fortaleza ganha fôlego na luta contra o rebaixamento ao alcançar 34 pontos, diminuindo para três a distância de sair do Z-4.
O Bahia volta a campo no próximo domingo (23), às 16h, novamente na Fonte Nova, para encarar o Vasco em busca da reabilitação.
Primeiro tempo: Fortaleza impõe ritmo e abre vantagem
Logo no primeiro minuto, o Fortaleza mostrou que não veio a Salvador para se defender: Pochettino aproveitou erro de Juba e finalizou de fora da área. Aos quatro, Erick Pulga arriscou colocado e obrigou Ronaldo a fazer grande defesa.
Aos 11, Bareiro chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento confirmado pelo VAR. Minutos depois, o atacante voltou a perder grande chance ao acertar o travessão com o gol aberto.
O Bahia tentou responder com Pulga e Ademir, mas quem abriu o placar foi o Fortaleza: aos 29 minutos, Bareiro desviou cruzamento de Herrera e colocou os visitantes na frente.
O time cearense seguiu pressionando e ampliou aos 35. Herrera aproveitou novo cruzamento, desta vez de Pochettino, e cabeceou no canto para fazer 2 a 0, placar confirmado após checagem do VAR.
Segundo tempo: Bahia reagiu, mas Deyverson decidiu para o Leão do Pici
Rogério Ceni voltou para a etapa final mudando o time, com Acevedo e Tiago em campo. E o Bahia mostrou mais agressividade, apesar das tentativas iniciais do Fortaleza com Bareiro e Pochettino.
Aos 19, Ademir foi derrubado na área por Pochettino e o árbitro marcou pênalti. Willian José converteu com categoria, deslocando Brenno.
O Tricolor baiano cresceu e quase empatou em finalizações de Ademir e Pulga, mas levou um balde de água fria aos 29 minutos. Após jogada confusa na área, Deyverson pegou a sobra e finalizou forte para fazer o terceiro do Fortaleza.
A pressão baiana continuou, e o gol saiu aos 43. Após cobrança rápida de escanteio, Tiago completou cruzamento de Ademir e diminuiu para 3 a 2.
Nos acréscimos, Ramos Mingo evitou o quarto gol em cima da linha, e Willian José ainda teve a chance do empate, mas mandou para fora.
Ficha Técnica
Bahia 2×3 Fortaleza
Campeonato Brasileiro – 34ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 20/11/2025 (quinta-feira)
Horário: 18h
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos:
Bahia: Ademir
Fortaleza: Bareiro, Diogo Barbosa, Brenno, Pierre, Bruno Pacheco
Gols:
Bahia: Willian José, Tiago
Fortaleza: Bareiro, Herrera, Deyverson
Bahia: Ronaldo; Gilberto (Cauly), David Duarte (Everton Ribeiro), Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Erick (Tiago) e Jean Lucas; Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza: Brenno; Mancuso, Gastón Ávila, Lucas Gazal e Bruno Pacheco; Pierre, Matheus Pereira (Pablo Roberto) e Pochettino (Allanzinho); Herrera (Yago Pikachu), Breno Lopes (Matheus Rossetto) e Bareiro (Deyverson). Técnico: Martín Palermo.
Fonte: Redação com informações GE











