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Início Brasil

Anac revisará direitos dos passageiros previstos na Resolução nº 400; assistência pode se tornar opcional

Renato Ribeiro Por Renato Ribeiro
8 de setembro de 2025
Em Brasil, Justiça, Transporte
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Com voos cancelados, aeroporto de Porto Alegre permanece fechado

© Antonio Cruz/Agência Brasil

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Consulta pública será aberta até o fim do ano; STF debate limite para indenizações por atrasos e cancelamentos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) planeja revisar a Resolução nº 400, vigente desde 2016, que garante direitos fundamentais aos passageiros em casos de voos atrasados, cancelados ou extravio de bagagem. A proposta, que altera pontos importantes como a obrigatoriedade de assistência, deve ser encaminhada à consulta pública até o fim deste ano, após conversas com o Congresso Nacional.

Com as mudanças, serviços antes obrigatórios, como alimentação e hospedagem, poderão ser ofertados pelas companhias aéreas como diferencial opcional, semelhante ao modelo adotado para despacho de bagagem, que deixou de ser garantido sem custo extra.

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Direitos atuais assegurados pela Resolução nº 400

A norma exige que as companhias aéreas forneçam assistência material conforme o tempo de atraso:

  • A partir de 1 hora: facilidades de comunicação (internet ou telefone);
  • A partir de 2 horas: alimentação ou voucher;
  • A partir de 4 horas: hospedagem e traslado (no caso de pernoite)

STF avalia limite legal para indenizações

Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa um caso com repercussão geral que pode definir qual legislação deve reger as indenizações por cancelamentos, alterações ou atrasos de voo: o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ou o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).

Se prevalecer o CBA, companhias aéreas poderão se respaldar para recusar indenização em casos de força maior, como condições climáticas adversas ou restrições de controle aéreo. Isso pode reduzir em até R$ 1 bilhão por ano os gastos judiciais do setor. 

O julgamento, registrado como Tema 1.417, tem influência direta na segurança jurídica da aviação e nos direitos dos consumidores. Essa definição deve guiar decisões judiciais semelhantes em todo o Brasil.

O que isso significa para os passageiros?

Se a revisão da Anac for aprovada, o suporte mínimo atualmente garantido — como alimentação, hospedagem e transporte — poderá deixar de ser obrigatório, passando a depender da política de cada companhia aérea. Enquanto isso, a decisão do STF pode limitar ou redefinir o direito à indenização, especialmente em situações fora do controle da empresa.

Isso coloca o passageiro em uma posição de maior responsabilidade para acompanhar os canais oficiais de atualização, como o site da Anac ou o Portal de Passageiros, e garantir seus direitos desde o check-in até o pós-voo.

Fonte: Redação com informações da Anac

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