A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou um novo documento de 14 páginas com recomendações detalhadas para o reparo e a manutenção de veículos elétricos. O texto é resultado de nove reuniões realizadas entre 2023 e 2025 pela Comissão de Estudo de Inspeção, Reparação e Manutenção de Veículos Elétricos.
A norma enfatiza que o mecânico responsável pelo serviço deve ter capacitação específica no modelo de veículo que irá reparar e orienta o uso adequado de equipamentos, instalações e sistemas de segurança individuais e coletivos.
🛠️ Níveis de Qualificação Profissional
O documento da ABNT estabelece uma divisão clara dos profissionais em três níveis, com requisitos específicos de escolaridade, experiência e área de atuação:
| Nível | Escolaridade e Experiência | Área de Atuação |
| Nível 1 | Ensino fundamental e experiência. | Restrita à parte mecânica ou interior do veículo. |
| Nível 2 | Ensino médio com curso profissionalizante em elétrica/eletrônica automotiva. | Mecânica, baixa tensão e suporte ao Nível 3. |
| Nível 3 | Formação técnica ou superior em tração elétrica, com experiência em alta-tensão. | Atuação completa (incluindo motor e bateria de tração) e gerenciamento de atividades. |
Além dos requisitos escolares e profissionais, os mecânicos devem cumprir uma capacitação formal que inclui:
- Obter certificação satisfatória em conteúdo previsto pela norma.
- Ter carga mínima de 160 horas de capacitação ou dois anos de experiência na área.
- Realizar um treinamento adicional de pelo menos 40 horas, conforme a legislação vigente.
O documento da ABNT acompanha o crescimento do setor no Brasil, que registrou um aumento de 89% nas vendas em 2024, com mais de 126 mil unidades produzidas em 2025.
Redação











