O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta urgente sobre um novo golpe que está sendo aplicado contra aposentados e pensionistas. Criminosos têm se passado por atendentes da Central 135 e utilizado chamadas telefônicas para tentar aplicar a fraude da Prova de Vida.
De acordo com o INSS, a tática dos golpistas consiste em ligar para os beneficiários e instruí-los a digitar números, como “1” ou “2”, para supostamente confirmar dados e realizar a Prova de Vida.
O INSS não solicita dados por telefone
O órgão de previdência esclarece que não realiza a Prova de Vida por telefone, mensagem de texto (SMS) ou e-mail. O beneficiário deve desconfiar imediatamente de qualquer contato que:
Solicite a confirmação de dados pessoais ou senhas.
Peça transferências de dinheiro.
Ameace bloquear ou suspender o benefício imediatamente.
O INSS reforça que jamais solicita senhas ou dados bancários por telefone e orienta a população a encerrar imediatamente qualquer chamada suspeita.
Como funciona a Prova de Vida atualmente?
Desde 2023, a Prova de Vida é realizada de forma automática pelo Governo Federal, por meio do cruzamento de dados oficiais. O sistema verifica se o beneficiário realizou algum ato que comprove que ele está vivo, como:
Acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro ou prata.
Realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico.
Atendimento presencial em agências do INSS.
Emissão de documentos oficiais (RG, CNH, Passaporte, etc.).
A grande maioria dos aposentados e pensionistas não precisa fazer nada.
Apenas os beneficiários que não são identificados nesse processo de cruzamento de dados precisam regularizar a situação. Nesses casos, a notificação é feita exclusivamente pelo extrato bancário. O procedimento de regularização pode ser feito:
Pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Diretamente no banco onde o beneficiário recebe o pagamento.
O que fazer em caso de suspeita?
Em caso de contato suspeito, a orientação é clara: desconfie e desligue.
Para verificar a situação real do benefício, o cidadão deve utilizar os canais oficiais:
Ligar diretamente para a Central 135.
Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS.
Redação








