Magistrado venceu disputa no primeiro turno; eleição também definiu nova Mesa Diretora e cargos estratégicos do Judiciário baiano
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) elegeu, nesta quarta-feira (19), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano como novo presidente da Corte para o biênio 2026-2028. Ele venceu a disputa em primeiro turno, com 32 votos, em sessão conduzida pela atual presidente, desembargadora Cynthia Resende.
Ao todo, 63 desembargadores participaram da votação. Além de Rotondano, concorreram ao cargo os desembargadores Jatahy Júnior, que recebeu 26 votos, e Ivone Bessa, que teve 5 votos.
Mesa Diretora definida
A eleição também definiu os demais membros da Mesa Diretora. O cargo de 1º vice-presidente foi decidido em segundo turno, com a vitória do desembargador Josevando Souza Andrade, que obteve 39 votos contra 24 do desembargador Cícero Landin. No primeiro turno, também concorreu a desembargadora Nágila Brito.
Para o cargo de 2º vice-presidente, a eleição foi concluída no primeiro turno. O desembargador Mário Albiani Júnior recebeu 43 votos e superou a desembargadora Carmem Lúcia Santos Pinheiro, que obteve 20 votos.
Corregedorias definidas
Na disputa pela Corregedoria-Geral da Justiça, o desembargador Salomão Resedá venceu com 33 votos, enquanto a desembargadora Maria de Lourdes Medauar recebeu 30 votos.
Para o cargo de corregedora-geral do Foro Extrajudicial, a desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro foi eleita com 35 votos, derrotando o desembargador Julio Travessa, que obteve 28 votos.
Eleição de demais órgãos
Além da definição da Mesa Diretora, o Tribunal também realizou votações para os cargos de ouvidor judicial e seu respectivo substituto, bem como para a composição do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura, completando a formação administrativa que conduzirá o Judiciário baiano nos próximos anos.
A posse dos eleitos está marcada para fevereiro de 2026.
Fonte: Redação com informações do Tribunal de Justiça da Bahia











