O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no exercício da Presidência durante a viagem de Luiz Inácio Lula da Silva à Itália, participou nesta segunda-feira (13) da abertura da pré-COP30, reunião preparatória para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).
Encontro reúne delegações de 50 países
A pré-COP30 acontece em Brasília e reúne delegações de 50 nações signatárias do tratado climático da ONU, com foco em articular posições técnicas e políticas sobre temas como:
- Financiamento climático
- Transição energética
- Adaptação às mudanças do clima
- Conservação da biodiversidade
O evento, realizado ao longo de dois dias, é voltado a delegações com papel de coordenação nas negociações internacionais, e antecede a conferência oficial da ONU.
Brasil quer liderar pelo exemplo
Durante a cerimônia de abertura, Alckmin destacou o papel do Brasil como líder em ações sustentáveis e cobrou comprometimento dos países com metas mais ambiciosas:
“Queremos continuar liderando como exemplo. Criamos o programa Mover, mobilidade verde, estimulando as empresas para inovação e sustentabilidade. No carro sustentável, estabelecemos uma meta, exigindo 80% de reciclabilidade e, no máximo, 83 gramas de CO² por quilômetro rodado”.
China e Índia ainda não apresentaram compromissos
Segundo dados atualizados até o dia 10 de outubro, 62 dos 196 países haviam apresentado suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). No entanto, China e Índia, dois dos maiores emissores de gases do efeito estufa, ainda não formalizaram suas propostas.
Redação