Circulam nas redes sociais desde a madrugada deste sábado (30) boatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria morrido. A informação é falsa.
O que dizem os boatos
As publicações afirmam que Trump estaria enfrentando sérios problemas de saúde, usando como “provas” a agenda esvaziada do republicano no fim de semana e a ausência de declarações públicas desde terça-feira (26).
Usuários também resgataram uma foto de um hematoma na mão do presidente, que viralizou nesta semana, e alegaram que seria indício de complicações médicas. Outro argumento usado foi a bandeira a meio-mastro na Casa Branca, interpretada erroneamente como sinal de luto oficial pela morte de um chefe de Estado.
O que realmente aconteceu
Na manhã deste sábado, uma foto da Agência France-Presse (AFP) registrou Donald Trump ao lado da neta, Kai Trump, deixando a Casa Branca em direção ao Trump National Golf Club, em Sterling, Virgínia. O clique foi feito pelo repórter fotográfico Andrew Caballero-Reynolds.
A correspondente da Globo em Washington, Raquel Krähenbühl, também confirmou que a agenda oficial do presidente não incluía compromissos públicos para este fim de semana, e que um grupo de jornalistas acompanha a movimentação da comitiva presidencial.
Bandeira a meio-mastro: outro boato desmentido
O anúncio feito pela Casa Branca em 27 de agosto determinou que a bandeira dos EUA fosse hasteada a meio-mastro em homenagem às vítimas do ataque a uma igreja em Minneapolis, que deixou duas crianças mortas e 17 feridos.
A ordem, assinada por Trump, estabeleceu que todas as bandeiras em prédios públicos, bases militares e navios oficiais permanecessem assim até 31 de agosto de 2025.
Redação