Antecipação da entrada garante bem-estar, adaptação e preparação dos exemplares que disputarão concursos de raças
Os portões, baias e galpões do Parque de Exposição João Martins da Silva já estão abertos para receber os animais que participarão da 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2025). A chegada antecipada começa nesta quarta-feira (3), quatro dias antes da abertura oficial do evento, que será realizado entre 7 e 14 de setembro.
Promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Agricultura, a Expofeira conta com o apoio das secretarias da Mulher, SEDESO, Saúde, SEPREV, SESP, SECOM e Educação.
Bem-estar animal e melhor adaptação
A medida de antecipar o ingresso ao Parque visa garantir o bem-estar dos animais, que terão tempo adequado para descansar e se adaptar ao ambiente antes do início da exposição. Dessa forma, eles chegam menos estressados e preparados para suportar a presença do grande público que costuma lotar os galpões ao longo da semana.
Além disso, os tratadores ganham dias extras para preparar os exemplares que disputarão os concursos de raças, garantindo que estejam dentro dos padrões exigidos pelos julgadores.
Controle sanitário rigoroso
Todos os animais passam por avaliação clínica realizada por veterinários, além da conferência de toda a documentação sanitária exigida. Vacinas fora do prazo impedem a entrada, e a Guia de Trânsito Animal (GTA) é obrigatória, assegurando a rastreabilidade e a sanidade dos rebanhos.
Expectativa positiva
O secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, destacou a boa receptividade dos criadores à abertura antecipada.
“Tudo vem acontecendo dentro do que projetamos e teremos a participação de animais de excelentes linhagens genéticas, que certamente contribuirão para melhorar a qualidade dos plantéis das fazendas da região”, afirmou.
Fonte: Redação com informações da Secom