O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Gilberto Waller, anunciou nesta quinta-feira (8) que as associações terão um prazo de 15 dias úteis para devolver os valores descontados ilegalmente de aposentados e pensionistas. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa, após a revelação de fraudes envolvendo o órgão.
Segundo Waller, as entidades têm duas opções: apresentar as informações dos valores descontados no sistema dentro do prazo ou realizar o pagamento diretamente ao INSS por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) específica. O montante será repassado ao segurado por meio de folha suplementar, creditado diretamente na conta do benefício.
O presidente do INSS também orientou os beneficiários a se manterem atentos às comunicações oficiais. Na próxima terça-feira (13), o instituto divulgará mais detalhes para aqueles que sofreram descontos associativos indevidos. “O beneficiário será informado exclusivamente pela plataforma Meu INSS. Não confiem em mensagens via e-mail, WhatsApp ou SMS, pois o INSS não utiliza esses meios de contato neste momento”, alertou Waller.
Além disso, a partir de quarta-feira (14), os segurados poderão consultar, tanto pelo Meu INSS quanto pela Central de Atendimento 135, qual associação realizou o desconto e o valor debitado. Esses serão os únicos canais oficiais para obter informações sobre o ressarcimento.
A medida ocorre após a deflagração da Operação Sem Desconto, realizada em abril pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A investigação revelou que sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
Redaçao