A edição 2025 da Micareta de Feira de Santana foi marcada por tranquilidade também na área da saúde. Entre quinta-feira (1) e domingo (4), foram realizados 421 atendimentos nos dois postos avançados montados pela Prefeitura. O número representa um aumento de apenas 3,7% em relação a 2024, quando foram atendidas 406 pessoas.
O dia com maior demanda foi o domingo, com 159 atendimentos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o resultado mostra que a estrutura montada funcionou com eficiência e garantiu acolhimento seguro aos foliões.
“Nossa projeção era de uma procura ainda maior. Felizmente, não tivemos grandes intercorrências. Tivemos estrutura robusta, pronta para atender, e os números mostram que deu certo”, avaliou o secretário.
As unidades de pronto-atendimento montadas no circuito da festa contaram com salas de reanimação, leitos clínicos e de obstetrícia, além de ambulâncias para transferência de casos mais graves. Apenas 12 pacientes precisaram ser transferidos para hospitais de retaguarda – 97% foram atendidos e liberados no próprio local.
Prevenção e inovação
Nesta edição, a Secretaria de Saúde apostou em ações de prevenção e promoção da saúde. Foram aplicadas 77 doses de vacinas, incluindo contra influenza, covid-19, tétano (dT) e antirrábica, voltadas para foliões, catadores de recicláveis, ambulantes e demais trabalhadores do circuito.
Também foram realizados testes rápidos para detecção de ISTs, em parceria com o Governo do Estado.
“O trabalho foi bem feito porque tivemos equipes experientes e comprometidas. E saúde se faz com diálogo”, destacou Rodrigo Matos.
Redação com informações da Secom Feira