Frente fria avança e deve trazer ventos, raios e volumes elevados de precipitação em diversas regiões do estado
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu um alerta para a continuidade do tempo instável na faixa litorânea da Bahia neste fim de semana. A atuação de uma frente fria manterá o céu nublado e provocará chuvas intensas, especialmente em Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Litoral Norte e parte do Nordeste baiano.
Neste sábado (3), a frente fria avança em direção ao Litoral Norte. Em Salvador, RMS e Recôncavo, as chuvas devem variar entre moderadas e fortes, podendo vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. A temperatura na capital baiana deve oscilar entre 24°C e 28°C.
No domingo (4), os maiores volumes de chuva são esperados para o Litoral Norte. Em Salvador e região metropolitana, a previsão é de céu nublado com possibilidade de pancadas isoladas ao longo do dia. Nas regiões mais frias do estado, como Vitória da Conquista e Piatã, as mínimas devem chegar a 15ºC e 17ºC, respectivamente. Já as temperaturas mais elevadas devem ser registradas em Ibotirama, Paulo Afonso e Remanso, com máximas de até 34ºC.
A tendência para a segunda-feira (5) é de permanência das chuvas no Litoral Norte, enquanto Salvador, RMS e Recôncavo devem ter apenas chuvas esparsas.
Nas últimas 24 horas, os acumulados de chuva já ultrapassaram os 200 mm em algumas localidades do Sul, Baixo Sul e Recôncavo baiano. Entre os municípios mais afetados estão Itacaré (218 mm), Taperoá (141,6 mm), Igrapiúna (136,6 mm), Santa Cruz Cabrália (127,4 mm), Simões Filho (104 mm), Camamu (100,4 mm) e Salvador (100,2 mm).
Diante do cenário, o Inema orienta a população a evitar se abrigar sob árvores durante ventanias, devido ao risco de quedas e raios, além de não estacionar veículos próximos a torres de energia e placas de propaganda. Em casos de alagamento ou deslizamentos, a recomendação é acionar imediatamente a defesa civil do município ou do estado.
Fonte: Redação com informações do Inema