Rubro-Negro supera o rival com gols de Renato Kayzer e Raúl Cáceres e segue vivo na luta contra o rebaixamento
Por Redação | 17 de outubro de 2025
O Vitória manteve o tabu de nunca ter perdido para o Bahia no Barradão em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (16), o Colossal venceu o rival por 2 a 1, no clássico Ba-Vi 504, válido pela 28ª rodada da competição. Renato Kayzer e Raúl Cáceres marcaram para o Leão, enquanto Tiago descontou para o Esquadrão de Aço.
Com o triunfo, o Vitória chegou a 28 pontos e permanece na 17ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento, a três pontos do Santos, primeiro time fora da degola. O Bahia, por sua vez, estacionou nos 43 pontos e segue em 6º lugar, atrás do Botafogo, que tem a mesma pontuação.
Na próxima rodada, o Vitória enfrenta o Santos na segunda-feira (20), às 21h30, na Vila Belmiro. Já o Bahia volta a campo no domingo (19), às 20h30, contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova.
🔥 Primeiro tempo
Logo aos dois minutos, o Vitória quase abriu o placar com Erick, que cruzou para Cáceres chutar e obrigar o goleiro Ronaldo a fazer grande defesa. A pressão rubro-negra continuou e, aos 10 minutos, Cantalapiedra finalizou com perigo, exigindo nova intervenção do arqueiro tricolor.
Aos 22 minutos, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti para o Vitória após toque de mão de Arias. Renato Kayzer assumiu a responsabilidade e, aos 24, cobrou com precisão no ângulo direito: Vitória 1×0 Bahia.
O Bahia reagiu e empatou aos 40 minutos. Acevedo fez bela jogada individual e serviu Tiago, que dominou e finalizou no canto de Lucas Arcanjo: Vitória 1×1 Bahia.
⚽ Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Jair Ventura colocou Dudu em campo, e o Leão quase marcou novamente aos sete minutos, quando o meia saiu na cara do gol e parou em mais uma defesa de Ronaldo.
O gol da vitória saiu aos 18 minutos. Após cruzamento de Ramon, a bola sobrou para Raúl Cáceres, que bateu firme de esquerda para balançar as redes: Vitória 2×1 Bahia.
Mesmo com um jogador a menos — após a expulsão de Dudu aos 51 minutos —, o Vitória segurou a pressão final do Tricolor e garantiu um triunfo histórico diante da sua torcida no Barradão.
📋 Ficha técnica
Vitória 2×1 Bahia
Competição: Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 16 de outubro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Renato Kayzer, Camutanga, Ronald, Erick, Baralhas, Dudu (Vitória); Ademir, Cauly (Bahia).
Cartão vermelho: Dudu (Vitória).
Gols: Renato Kayzer e Raúl Cáceres (Vitória); Tiago (Bahia).
🏟️ Escalações
Vitória: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Baralhas e Ronald (Dudu); Aitor Cantalapiedra (Matheuzinho), Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Gabriel Xavier e Rezende (Michel Araujo); Acevedo (Iago Borduchi), Jean Lucas e Rodrigo Nestor (Cauly); Ademir (Ruan Pablo), Sanabria (Kayky) e Tiago. Técnico: Rogério Ceni.
Com informações da redação