Leão bate o Cerro Largo por 1 a 0 fora de casa e segue vivo na briga por vaga no playoff
O Vitória conquistou sua primeira vitória na Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira (14), ao derrotar o Cerro Largo por 1 a 0 no Estádio Centenario, em Montevidéu, pela quinta rodada da fase de grupos. O único gol da partida foi marcado por Claudinho, com um belo chute de primeira no segundo tempo.
Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a vice-liderança do Grupo B, agora com seis pontos, dois a mais que o Defensa y Justicia, que caiu para a terceira colocação. O Cerro Largo, com quatro pontos, caiu para a lanterna da chave. A liderança isolada segue com o Universidad Católica, do Equador, que já garantiu vaga nas oitavas de final e soma 11 pontos.
A equipe baiana segue na disputa por uma vaga no playoff da próxima fase, destinado ao segundo colocado do grupo. O Vitória decidirá sua permanência na competição sul-americana na próxima quarta-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Universidad Católica fora de casa, no Estádio Olímpico Atahualpa.
Antes disso, o time comandado por Thiago Carpini terá um desafio importante no Campeonato Brasileiro. No domingo (18), o Leão enfrenta o rival Bahia no clássico Ba-Vi, às 16h, na Arena Fonte Nova. Pela Série A, o Vitória ocupa a 14ª posição, com nove pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. O Tricolor baiano é o oitavo, com 12 pontos.
No confronto diante do Cerro Largo, o Vitória iniciou a partida com mais posse de bola e presença ofensiva. A primeira boa chance veio aos 17 minutos, quando Ronald cobrou escanteio e Matheuzinho tentou um toque de letra que saiu pela linha de fundo. Aos 30, o lateral Raul Cáceres sentiu uma lesão e foi substituído por Claudinho.
No segundo tempo, o técnico Thiago Carpini promoveu outras mudanças, com as entradas de Erick, Gustavo Mosquito e Fabri. Apesar da postura ofensiva do Vitória, quem assustou primeiro foi o Cerro Largo, que perdeu uma chance clara com Peraza, logo aos seis minutos. O atacante recebeu livre na área, mas finalizou para fora.
Aos 25, Erick respondeu com um chute rasteiro, bem defendido pelo goleiro Santilli. Pouco depois, Mosquito desperdiçou duas boas oportunidades em sequência. Aos 33, Matheuzinho cabeceou com perigo e, na sobra, Mosquito girou e finalizou forte, mas mandou para fora.
O gol da vitória saiu aos 37 minutos. Após cruzamento de Jamerson desviado pela defesa uruguaia, Claudinho dominou a sobra na entrada da área e, sem deixar a bola cair, acertou um lindo chute de primeira, estufando as redes: Cerro Largo 0x1 Vitória.
A vitória fora de casa renova o ânimo da torcida rubro-negra e mantém o time vivo na competição continental.
Fonte: Redação com informações Metro 1