Treinador substitui Thiago Carpini e assume missão de manter o clube na Série A do Brasileirão
O Esporte Clube Vitória oficializou nesta quarta-feira (9) a contratação do técnico Fábio Carille, de 51 anos, como novo comandante da equipe principal. O anúncio acontece poucas horas após a demissão de Thiago Carpini, afastado do cargo após a eliminação do clube nas quartas de final da Copa do Nordeste. O novo treinador já chega a Salvador nesta quinta-feira (10) e deve estrear no comando rubro-negro no sábado, contra o Internacional, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Carille assinou contrato por um ano e chega com a missão de manter o Vitória na elite do futebol brasileiro. Atualmente, o clube está empatado em pontos com o Internacional — ambos com 11 —, ocupando posição na beira da zona de rebaixamento. A Série A é a única competição que o Rubro-Negro disputa até o fim da temporada.
O presidente Fábio Mota, o diretor de futebol Gustavo Oliveira e o empresário Paulo Pitombeira conduziram as negociações para trazer o treinador, que estava livre no mercado desde sua saída do Vasco, em abril deste ano.
Fábio Carille tem uma trajetória marcada por conquistas. Começou a carreira como técnico em 2016 no Corinthians, onde foi efetivado e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2017. Também comandou equipes no exterior, como Al-Wehda e Al-Ittihad (Arábia Saudita), V-Varen Nagasaki (Japão) e Athletico-PR. No Brasil, dirigiu o Santos em duas passagens, sendo a mais recente em 2024, quando garantiu o acesso e o título da Série B.
Ao longo da carreira, soma 409 jogos, com 186 vitórias, 118 empates e 105 derrotas.
A troca de comando técnico no Vitória foi precipitada pela derrota por 1 a 0 para o Confiança, atual vice-lanterna da Série C, na noite da última terça-feira (8), no Barradão, pela Copa do Nordeste. O resultado eliminou o Leão da competição e culminou na saída de Carpini, anunciada oficialmente em pronunciamento do presidente Fábio Mota na Toca do Leão.
Fonte: Redação com informações GE