Salvador lidera com mais de 2,2 mil unidades; elétricos têm isenção de IPVA no estado
A venda de veículos eletrificados — que incluem modelos elétricos e híbridos — cresceu 90% na Bahia no primeiro semestre de 2025. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que foram comercializadas 4.356 unidades entre janeiro e junho, 1.534 a mais que no mesmo período de 2024, quando o total foi de 2.292.
Salvador lidera o ranking de vendas, com 2.262 unidades. Em seguida aparecem Feira de Santana (390), Lauro de Freitas (390), Vitória da Conquista (275) e Camaçari (135).
Para o diretor técnico da ABVE, Carlos Roma, a falta de infraestrutura nas rodovias ainda é um desafio, principalmente no que diz respeito a estações de carga ultrarrápida.
“A infraestrutura que falta é nas estradas, não de carga lenta, mas de carga ultrarrápida para carregar seu carro em 10 minutos, de 20 a 80%. Conforme o estado da Bahia vai tendo aderência, não tenha dúvida de que haverá ainda mais eletropostos”, afirmou.
Incentivo fiscal
Na Bahia, veículos elétricos de até R$ 300 mil têm isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O benefício não se estende a modelos híbridos.
O pedido deve ser feito pela plataforma de serviços públicos do estado (www.ba.gov.br) e não precisa de renovação.
Fonte: Redação com informações G1