O Vaticano anunciou nesta terça-feira (6) os horários aproximados das votações do conclave, processo que definirá o novo papa da Igreja Católica. A primeira rodada de votação acontece já nesta quarta-feira (7), com a expectativa de que a primeira fumaça apareça por volta das 19h (14h no horário de Brasília).
Como funciona o conclave
Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, os cardeais eleitores serão isolados na Capela Sistina às 16h30 (11h30 no Brasil). Antes de votar, eles participam de uma meditação espiritual conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa e fazem o juramento solene de sigilo.
No primeiro dia, há apenas uma rodada de votação. Se a fumaça for branca, significa que um novo papa foi eleito. Caso a fumaça seja preta, o processo continua nos dias seguintes.
Fumaça duas vezes ao dia a partir de quinta-feira
A partir de quinta-feira (8), o Vaticano prevê que a fumaça apareça duas vezes por dia:
- Pela manhã: por volta das 10h30 ou 12h (horário local)
- À tarde: às 17h30 (caso haja escolha) ou até as 19h
Regras e duração do conclave
Estão participando do conclave 130 cardeais eleitores, dos 133 aptos, conforme confirmado na última reunião das congregações gerais. Caso não haja consenso após quatro dias de votação, os cardeais fazem uma pausa para oração e diálogo. O processo é retomado no sexto dia, podendo se estender até o 12º dia.
Se após 34 votações ainda não houver definição, o sistema muda: os dois cardeais mais votados passam a disputar diretamente a escolha, mas o quórum de dois terços permanece obrigatório.
Redação