No primeiro aniversário da queda do Voo 2283 da Voepass/Latam, familiares das vítimas inauguraram, neste sábado (9), um memorial em homenagem aos 62 passageiros e tripulantes mortos no acidente. O evento, realizado em Vinhedo (SP), também contou com ato ecumênico e plantio de árvores.
A aeronave ATR 72 500 caiu às 13h22 de 9 de agosto de 2024 no condomínio residencial Recanto Florido, matando todos os 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo.
O voo havia partido às 11h58 do Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel (PR), com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a aeronave entrou em uma área com condições meteorológicas propícias à formação de gelo severo.
“Às 13h21, cumprindo sua navegação aérea, a aeronave realizou uma curva à direita momentos antes da perda de controle, entrando em uma condição chamada stall, vindo a perder sua sustentação em voo”, informou o Cenipa.
Após o stall, os pilotos perderam o controle, e o avião entrou em parafuso chato, girando em torno do próprio eixo até colidir com o solo em área residencial.
Redação