Encerra nesta quinta-feira (29) o prazo para o envio de sugestões e críticas ao projeto de concessão das rodovias federais BR-324 e BR-116 na Bahia, conhecido como Rota 2 de Julho. As contribuições podem ser feitas pela internet, no site do Sistema ParticipANTT, ferramenta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto prevê a concessão à iniciativa privada por um período de 30 anos, abrangendo cerca de 663 km de rodovias que ligam Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
R$ 24 bilhões em investimentos e obras de duplicação
De acordo com a ANTT, a previsão é de um investimento total de R$ 24 bilhões, sendo R$ 15,7 bilhões destinados a obras (capex) e R$ 8 bilhões para operação e manutenção (opex) ao longo do contrato.
Entre as melhorias previstas estão:
- 356 km de duplicações
- Construção de faixas adicionais
- Novos viadutos e passarelas
- Investimentos em sinalização e segurança viária
A primeira etapa será dedicada à recuperação emergencial da malha existente, seguida por um plano de reestruturação completa e manutenção contínua.
Críticas ao modelo de concessão
Apesar dos investimentos anunciados, o projeto tem sido alvo de críticas por parte de parlamentares e entidades civis. Os principais pontos de contestação envolvem:
- A possibilidade de aumento do número de pedágios
- O reajuste elevado das tarifas, especialmente para veículos de carga
- A celeridade do processo de concessão, vista por muitos como apressada
- A condução das audiências públicas, consideradas pouco participativas por alguns setores
Rodovias sob nova gestão após saída da ViaBahia
Desde 15 de maio, as rodovias BR-324 e BR-116 estão sob administração direta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A mudança ocorreu após o encerramento do contrato com a concessionária ViaBahia, que foi rescindido por descumprimento de obrigações contratuais, segundo a ANTT.
Redação