Com mais de 8 mil agentes, reconhecimento facial e videomonitoramento, festa conta com tecnologia e estratégia para proteger os foliões
A Micareta de Feira de Santana 2025 mal começou e já tem uma marca registrada: segurança em alta. Para garantir que a festa, que segue até a próxima segunda-feira (5), transcorra com tranquilidade, o Governo do Estado montou uma megaoperação de segurança pública, envolvendo tecnologia de ponta, efetivo ampliado e inteligência estratégica.
Ao todo, 8,6 mil agentes estão atuando nos circuitos da folia, desde a pré-micareta. São 6.298 policiais militares, 1.595 bombeiros, 372 policiais civis, 51 peritos do Departamento de Polícia Técnica e 296 servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O investimento total da operação é de R$ 11,6 milhões.
O esquema inclui oito portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, que identificam foragidos da Justiça e realizam a contagem do público, que deve ultrapassar os 2 milhões de pessoas. Também foram instaladas 400 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos e drones estão sendo usados para reforçar o patrulhamento aéreo.
O tenente-coronel Edmilton Ricardo dos Reis, que coordena os portais de acesso, alertou os foliões sobre os itens proibidos. “Garrafas e copos de vidro, objetos cortantes como cortadores de unha, tesourinhas, prendedores pontiagudos e brinquedos que disparam água serão retidos. Queremos evitar qualquer tipo de incidente e garantir uma festa de paz para todos”, explicou.
O sentimento de segurança é percebido também por quem trabalha na avenida. A ambulante Lucineide dos Santos Sousa, de 51 anos, afirmou se sentir tranquila mesmo sem a companhia do marido. “Estão de parabéns. Estou me sentindo segura, mesmo estando sozinha aqui na avenida”, contou.
O evento também conta com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, 85 postos de observação e ações específicas da Polícia Civil, como a recuperação de celulares furtados e a Operação Quitérias, que oferece acolhimento a mulheres e crianças. O Posto Integrado de Prevenção à Violência (PI/Prev) também atua em casos de violência sexual, em parceria com diversos órgãos de defesa dos direitos humanos.
Além de toda a estrutura operacional, a Ouvidoria da SSP está realizando pesquisas de satisfação com os foliões para avaliar o trabalho das forças de segurança.
Com tecnologia, planejamento e presença ostensiva, o Governo do Estado reforça o compromisso com uma Micareta segura, acolhedora e inesquecível. Como destaca o tenente-coronel Reis, “que as pessoas venham com o coração aberto, prontas para curtir e aproveitar essa grande festa”.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Secom Bahia