Página imita site oficial e gera cobranças indevidas; órgão orienta contribuintes a usar apenas canais seguros para emissão e pagamento do imposto
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) voltou a alertar os contribuintes do IPVA sobre um novo site fraudulento que imita a aparência da página oficial e emite documentos de arrecadação falsificados. Nessas versões, é gerado um código pix “fake” para pagamento, que não quita o imposto e causa prejuízos ao contribuinte.
De acordo com a Sefaz-Ba, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-Ba), um site similar foi retirado do ar no mês passado. No entanto, uma nova página com a mesma prática já foi identificada e está sendo alvo de providências por parte da polícia.
A secretaria reforça que as informações e serviços relacionados ao IPVA devem ser obtidos exclusivamente no endereço oficial: www.sefaz.ba.gov.br. No site, é possível emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento do imposto de forma segura.
Outra alternativa confiável é o portal do governo baiano (ba.gov.br), onde o contribuinte pode emitir o DAE e realizar o pagamento via pix do licenciamento integrado, que inclui o imposto, o licenciamento do veículo e eventuais multas. O pagamento também pode ser feito diretamente nos canais do Banco do Brasil, Bradesco e Sicoob.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, o contribuinte pode utilizar o Balcão Virtual disponível no site da Sefaz-Ba, enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo call center, no 0800 071 0071 (fixo) ou nos números (71) 3319-2500 e 3319-2501 (celular ou fixo).
Foto: Ascom/Sefaz-Ba