Mutirão realizado em hospitais da UFBA atendeu mais de 600 pessoas na Bahia e faz parte de ação nacional do SUS
O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, participou neste sábado (5), em Salvador, do mutirão nacional do Dia E – Ebserh em Ação, representando o Cosems-BA (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia). A mobilização, promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, tem como objetivo reduzir a fila de espera por exames, consultas e procedimentos especializados em todo o país.
Na Bahia, as ações ocorreram na Maternidade Climério de Oliveira e no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, ambos vinculados à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante o mutirão, foram realizados mais de 600 atendimentos previamente agendados, sendo 38 cirurgias, 274 exames e 338 consultas em especialidades como cardiologia, oftalmologia, ortopedia e ginecologia.
O evento faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Valorizamos iniciativas que promovem o atendimento nas diversas áreas da saúde, oportunizando o acesso a quem mais precisa”, ressaltou Rodrigo Matos.
A ação integra uma estratégia nacional com mutirões programados ao longo do ano em diferentes estados. Só neste sábado, mais de 10 mil atendimentos foram realizados em hospitais universitários de 24 unidades da federação, reforçando o compromisso do SUS com a equidade e a integralidade no cuidado à saúde.
Fonte: Redação com informações da Secom