Iniciativa busca fortalecer ações de dignidade, autonomia e reinserção social para mulheres privadas de liberdade
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizou, nesta segunda-feira (13), uma visita técnica ao Conjunto Penal Feminino de Feira de Santana. O encontro teve como objetivo conhecer de perto a realidade das internas e discutir estratégias para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres em situação de restrição de liberdade.
Durante a visita, a equipe da Secretaria foi recebida pelo diretor da unidade, Pedro Aníbal, e pelo diretor adjunto, Danilo Calmon, que apresentaram as dependências do presídio e alguns dos projetos desenvolvidos pelas internas, como o cultivo de hortaliças e outras atividades produtivas voltadas à ressocialização e ao aprendizado.
Fortalecimento de políticas e promoção da dignidade
De acordo com a secretária Neinha Bastos, a ação faz parte do compromisso da gestão em promover o cuidado, a autonomia e o respeito à dignidade das mulheres. “Queremos levar para dentro da unidade as políticas públicas voltadas à mulher, reforçando o cuidado, a proteção e o incentivo à autonomia feminina”, afirmou.
A visita também serviu para fortalecer o diálogo entre a SMPM e a administração do presídio, com o propósito de desenvolver iniciativas que contribuam para a reinserção social das internas e ampliem o acesso a serviços e programas de apoio psicológico, educacional e profissionalizante.
Parceria para o Outubro Rosa
O encontro marcou ainda o início das articulações para uma ação especial do Outubro Rosa dentro da unidade prisional. A iniciativa vai abordar temas como prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de promover atividades de orientação em saúde e bem-estar voltadas às mulheres custodiadas.
Com a ação, a SMPM reforça o compromisso de incluir todas as mulheres nas políticas de cuidado e de garantir que o acesso à saúde, à dignidade e à autonomia seja uma realidade também dentro do sistema prisional.
Fonte: Redação com informações da Secom