Os tradicionais festejos juninos de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, já têm data marcada. O São João será celebrado entre os dias 21 e 24 de junho, enquanto o São Pedro ocorrerá de 27 a 29 de junho em diferentes distritos do município.
A programação oficial contempla os distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu, Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba, além de localidades como Jaguara e o povoado de Morrinhos, que também devem receber atrações, com datas ainda a serem divulgadas.
Inscrições abertas para artistas da cidade
A partir desta sexta-feira (23), artistas interessados em se apresentar nas festas de São João e São Pedro poderão se inscrever por meio de um formulário eletrônico disponível na internet. As inscrições seguem até o dia 3 de junho.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os candidatos devem comprovar residência em Feira de Santana ao apresentar a documentação exigida. A proposta da prefeitura é valorizar os talentos locais: 70% das atrações serão de artistas da cidade e os outros 30% serão convidados de outras regiões.
A expectativa é contratar cerca de 70 atrações, entre bandas de forró, trios, cantores e músicos solo, que irão se apresentar nos diversos palcos espalhados pelos distritos.
Confira o calendário dos festejos juninos:
São João:
- Maria Quitéria – 21, 22 e 23 de junho
- Tiquaruçu – 23 e 24 de junho
São Pedro:
- Humildes – 27, 28 e 29 de junho
- Bonfim de Feira – 28 e 29 de junho
- Jaíba – 28 e 29 de junho
Além da programação musical, as festas devem incluir apresentações culturais, comidas típicas, concursos de quadrilhas e outras atividades tradicionais que fazem parte do São João nordestino.
Cultura e tradição valorizadas
A Secel reforça que os festejos de São João e São Pedro são uma forma de manter viva a identidade cultural do município e movimentar a economia local, com geração de renda para artistas, comerciantes e profissionais do setor de eventos.
Redação com informações do g1/Bahia