Soja lidera produção com 168,3 milhões de toneladas; milho e arroz também mostram crescimento expressivo
O agronegócio brasileiro se prepara para colher mais um recorde. A safra de grãos 2024/25 deve alcançar 332,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 35,4 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o levantamento, a área cultivada também vai crescer. A estimativa é de um aumento de 2,2%, alcançando 81,7 milhões de hectares. Outro destaque positivo é a recuperação na produtividade média, que deve saltar 9,5%, atingindo 4.074 quilos por hectare.
A soja continua sendo o carro-chefe do campo brasileiro. Com 168,3 milhões de toneladas previstas para esta safra, o grão já foi colhido em 98,5% da área plantada, com destaque para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Paraná e Tocantins, onde a colheita já está concluída.
Nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Rondônia, as produtividades bateram recordes históricos. O bom desempenho foi impulsionado, principalmente, pelas condições climáticas favoráveis durante o ciclo agrícola.
O milho também mostra força nesta temporada, com 126,9 milhões de toneladas previstas — um crescimento de 9,9% em relação à safra passada. Já o arroz deve ter uma produção de 12,1 milhões de toneladas, registrando um expressivo aumento de 14,8%. O feijão também aparece com previsão positiva: a colheita deve chegar a 3,2 milhões de toneladas.
Com esse cenário, o Brasil consolida ainda mais sua posição como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, reforçando a importância estratégica do setor agro para a economia nacional.
Fonte: Redação com informações Brasil 61