O prazo para o acompanhamento obrigatório de saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família está se esgotando em Feira de Santana, e os números indicam um alto índice de famílias em situação irregular. Dos 133.719 beneficiários na cidade, 69.216 ainda não compareceram às unidades de saúde, o que representa 51,76% do total.
A atualização dos dados de saúde é uma das condicionalidades exigidas pelo programa federal e deve ser realizada até o dia 31 de dezembro. O não cumprimento dessa exigência pode levar ao bloqueio ou suspensão temporária do benefício.
“É fundamental que os beneficiários procurem a unidade de saúde mais próxima o quanto antes. Esse acompanhamento garante a continuidade do Bolsa Família e também contribui para o monitoramento da saúde das famílias”, orienta Maria Porto, referência técnica em nutrição do município.
O que deve ser verificado
O acompanhamento de saúde é feito semestralmente (o período atual é de julho a dezembro). Durante o atendimento na unidade de saúde, são realizados procedimentos como:
- Verificação de peso, altura e situação vacinal de crianças menores de 7 anos.
- Acompanhamento de mulheres entre 14 e 44 anos.
- Comprovação da realização das consultas de pré-natal e registro da data da última menstruação para gestantes.
Ao procurar a unidade, os beneficiários devem portar o Cartão do Bolsa Família, a caderneta de vacinação das crianças e documentos pessoais.
Maria Porto reforça o alerta para evitar a espera de última hora: “É aconselhável que as famílias não deixem para a última hora, pois, à medida que o prazo se aproxima, o sistema pode apresentar instabilidades, dificultando o atendimento e a atualização dos dados”.
Redação com informações da Secom Feira









