Com passagens de até R$ 200, iniciativa promove inclusão social e movimenta aviação em mais de 80 cidades
Lançado no segundo semestre de 2024, o programa Voa Brasil já ultrapassou a marca de 40 mil reservas de passagens aéreas para aposentados do INSS, oferecendo bilhetes por até R$ 200. A iniciativa é promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) em parceria com companhias aéreas e não utiliza recursos públicos.
De acordo com o governo federal, o número de passagens emitidas seria suficiente para encher cerca de 300 aviões, o que representa um marco de inclusão para um público historicamente afastado do transporte aéreo.
Dignidade nas alturas
O ministro Silvio Costa Filho destacou que o Voa Brasil é muito mais que um programa de passagens acessíveis: é um projeto de dignidade.
“São pessoas que não usavam, ou nunca usaram o transporte aéreo. Agora, conseguem rever parentes, viajar, fazer turismo. É um ganho de cidadania”, afirmou.
Exemplo disso é a aposentada Magali Procópio, de 72 anos, que viajou de Belo Horizonte a Brasília com o marido, Nivaldo. Ela conseguiu comprar as passagens com a ajuda do sobrinho e elogiou a experiência:
“Foi muito tranquilo. Já indiquei para várias pessoas. É fácil e vale a pena”, contou.
Inclusão e impacto no setor aéreo
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, reforça o caráter inclusivo da medida e o impacto no setor aéreo:
“São mais pessoas voando, descobrindo o Brasil e entrando no mercado da aviação. Esperamos fechar o ano com aumento de 4,4% no número de passageiros”, disse.
As companhias aéreas parceiras oferecem vagas ociosas em períodos de menor demanda, o que também contribui para o fortalecimento da aviação regional.
Destinos preferidos
Em quase 10 meses de programa, 84 aeroportos em todo o Brasil foram movimentados. Os principais destinos são das regiões Sudeste (42,5%) e Nordeste (40%). São Paulo lidera o ranking, seguido por Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte e Natal.
Como participar?
Para garantir uma passagem pelo programa, o aposentado deve acessar o site www.gov.br/voabrasil. O único requisito é não ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Não há necessidade de cadastro prévio, nem pagamento de taxas extras.
Após a escolha do destino e da data, o sistema direciona o usuário ao site da companhia aérea para finalizar a compra.
Fonte: Redação com informações Brasil 61