Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Feira de Santana e cidades da região iniciaram, nesta sexta-feira (4), o II Curso Introdutório do SAMU Regional. A capacitação, que segue até o dia 11 de julho (com pausa no fim de semana), é realizada no auditório da Faculdade Estácio e conta com aulas teóricas e práticas.
O curso atende à Portaria nº 2048/2002 do Ministério da Saúde, que torna obrigatória a capacitação periódica de todos os profissionais que atuam no SAMU. A formação inclui conteúdos como a legislação do SUS, portarias do SAMU e protocolos de atendimento pré-hospitalar (APH).
Segundo a coordenadora do SAMU em Feira de Santana, Rita Lima, o objetivo é padronizar e qualificar a assistência prestada à população. “Esse curso precisa ser refeito a cada dois anos para garantir a atualização das equipes e o cumprimento das normas técnicas”, explica.
Participam da capacitação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de ambulância dos seguintes municípios: Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Santo Estêvão, Irará, Amélia Rodrigues, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara e Feira de Santana.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou o papel estratégico de Feira como polo regional. “São oito municípios conectados com um só propósito: qualificação dos profissionais que atenderão a urgência e emergência móvel. Feira tem essa responsabilidade de promover o curso que é exigência para o pleno funcionamento do SAMU”, afirmou.
Redação com informações da Secom/PMFS