A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Feira de Santana divulgou o balanço de suas atividades referentes ao ano de 2025. Os dados revelam uma atuação focada na mediação de conflitos, alcançando uma taxa de conciliação 40% superior à média nacional.
Até o dia 30 de novembro, o órgão contabilizou 6.587 atendimentos gerais, que envolvem desde orientações simples até a abertura de processos administrativos.
Os Números do Consumidor em 2025
O superintendente Maurício Carvalho destacou que a prioridade foi tornar o atendimento mais humanizado e resolutivo. Confira o resumo dos dados:
Indicador
Quantidade
Atendimentos Gerais
6.587
Processos Administrativos Abertos
2.933
Casos Conciliados (Resolvidos)
2.305
Processos em Tramitação
1.637
🏆 Ranking das Reclamações
As empresas que mais geraram dor de cabeça aos consumidores feirenses em 2025 foram as concessionárias de serviços públicos e telefonia:
Embasa (Água e Esgoto)
Coelba (Energia Elétrica)
Oi e TIM (Telefonia)
Fiscalização: Das Lojas à Micareta
O “braço forte” do PROCON também atuou nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
No Comércio: Foram realizadas 885 diligências ao longo do ano, resultando em 194 autos de constatação e 322 notificações.
Na Micareta de Feira 2025: Durante a festa, o órgão fiscalizou 960 pontos. A operação resultou na apreensão de 411 itens, incluindo bebidas vencidas, alimentos impróprios e garrafas de vidro (proibidas no circuito).
Além da fiscalização, o setor jurídico formalizou 12 Termos de Ajuste de Conduta (TACs) e encaminhou 253 empresas inadimplentes para a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Redação com informações da Secom Feira











