Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira (31) após ser flagrado transportando cerca de 600 filhotes de jabutis dentro de malas no bagageiro de um ônibus interestadual. O veículo, que havia saído de Feira de Santana (BA) com destino ao Rio de Janeiro (RJ), foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, altura do Km 73, em Teresópolis, Região Serrana do Rio.
Animais em condições degradantes
Durante a fiscalização, os agentes encontraram os filhotes da espécie jabuti-piranga acondicionados de forma inadequada, o que resultou na morte de parte deles. O restante foi resgatado e encaminhado para cuidados veterinários.
Segundo a PRF, o passageiro preso pretendia levar os animais até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde seriam vendidos ilegalmente. No mercado clandestino, cada jabuti poderia ser comercializado por até R$ 700.
Reincidência no crime ambiental
Apesar de afirmar que era a primeira vez que realizava o transporte, o homem já havia sido preso em 2015 pelo mesmo crime de tráfico de animais silvestres.
Destino da ocorrência
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), localizada na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O tráfico de animais silvestres é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), com pena que pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.
Redação