Em reunião com Trump, Lula destaca avanços nas negociações comerciais e reafirma compromisso com crescimento sustentável e cooperação global
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou otimismo nesta segunda-feira (27) quanto à suspensão das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Em reunião recente com o presidente Donald Trump, Lula recebeu sinalizações positivas para que, em poucos dias, um acordo seja firmado entre as duas nações.
Em coletiva em Kuala Lumpur, na Malásia, Lula destacou que os Estados Unidos possuem superávit no comércio com o Brasil, o que elimina a necessidade de taxação dos produtos brasileiros. “Eu não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil”, afirmou. Segundo ele, a negociação visa um compromisso duradouro e de alta qualidade.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reforçou que, nas próximas semanas, equipes dos dois países definirão um cronograma para avançar nas negociações, priorizando setores mais impactados pelas tarifas. Já o secretário-executivo Márcio Rosa avalia que as discussões caminham “espetacularmente bem”, enfatizando a ausência de fatores políticos nas conversas comerciais atuais.
Lula também se colocou à disposição para auxiliar nas negociações envolvendo a Venezuela, expressando preocupação com a estabilidade regional e o combate à pobreza e fome na América do Sul.
Ao convidar Trump para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ([COP30](https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-10/problema-do-mundo-e-ausencia-de-liderancas-diz-lula-na-malasia)), o presidente brasileiro ressaltou a importância do diálogo sobre questões climáticas, apesar da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
Além disso, o Brasil reforça o interesse em ampliar parcerias internacionais, com destaque para os países do Sudeste Asiático, epicentro do crescimento global. O apoio à Malásia para se tornar membro pleno do [translate:Brics](https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-07/entenda-o-que-e-o-brics-grupo-que-se-reune-partir-de-domingo-no-rio) também foi reafirmado, fortalecendo alianças estratégicas.
No aniversário de 80 anos, Lula celebrou estar no melhor momento de sua vida. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver”, declarou, encerrando a entrevista com entusiasmo e confiança no futuro do país.
Fonte: Redação com informações da Agência Brasil











